Baby blues – Principais causas e sintomas

 

Baby blues e suas características
Baby Blues – Principais causas e sintomas

Baby Blues?! Não bastasse, durante toda a gestação, a mulher enfrenta uma verdadeira guerra hormonal durante a amamentação. Resulta que as emoções despertadas pela chegada de um novo integrante na família podem ir da alegria à angustia, do medo ao amor incondicional.

 

São tantas emoções e provações que uma fragilidade emocional transitória é normal e ganha o nome de blues puerperal ou baby blues. Mas quando ela vem para ficar e não se percebe uma melhora em duas ou três semanas, o quadro se torna mais preocupante: é o que se chama de depressão pós-parto.

 

O baby blues / puerperal se caracteriza por alterações do humor, leves ou moderadas, tais como irritabilidade, ansiedade, insônia, crises de choro e redução da concentração. Muito frequente, acomete 50 a 80% das mulheres que deram à luz e costuma se manifestar cerca de três dias depois do parto e se estende por duas a três semanas.

 

Alguns fatores podem influenciar o aparecimento deste estado emocional: histórico de depressão, doença psiquiátrica familiar ou transtorno bipolar, conflito com o parceiro, eventos estressantes nos últimos doze meses, ausência de suporte afetivo ou financeiro do companheiro ou da família, gravidez não planejada, tentativa de aborto ou abortos espontâneos prévios, ausência da mãe, incapacidade de amamentar, bebê com malformação congênita e personalidade introvertida ou histérica.

 

Não existe um tratamento para este momento, o mais importante é o apoio familiar principalmente do parceiro da nova mamãe.

 

Fique atenta para a permanência dos sintomas por um período superior a 3 semanas ou sintomas que a impeça de fazer suas atividades diárias. Se notar qualquer dificuldade procure imediatamente ajuda médica.

 

Dra. Thatiane Mahet

 

Compartilhe:

Mais recentes