Obesidade Infantil

 

A obesidade infantil
A obesidade infantil é cada vez mais recorrente

 

Hoje um dos principais problemas dos pediatras encontrados em todos os lugares do mundo são o ganho excessivo de peso, comumente chamado de obesidade infantil. Por muitos e muitos anos, o ganho de peso acima do adequado e as “dobrinhas” das crianças era sinal de “saúde”, o que hoje sabemos que não é verdade.
 
O ganho exagerado reflete erros alimentares, peculiaridades genéticas e problemas de saúde. Algumas crianças têm um metabolismo menos acelerado e propensão a recusar alimentos saudáveis e, com isso, passam a engordar mais que o necessário. Além disso, a cultura brasileira do excesso de alimentação desde a primeira infância leva um ganho de peso superior ao adequado. 
obesidade infantil é uma realidade 
Com a orientação do pediatra, você deve acompanhar atentamente o ganho ponderal progressivo e corrigir eventuais erros na dieta de seu filho. Lembre-se de que a criança não pode ter uma alimentação restritiva por causa dos imperativos de seu crescimento, mas a dieta pode ser balanceada e saudável.
 
Crianças que ganham peso em excesso devem ser acompanhadas de perto pelo pediatra, comparecendo a consultas mensais, durante as quais o médico vai aferir consequências da obesidade, como pressão alta e elevação dos níveis de glicose e colesterol. Descartar problemas metabólicos é desejável já nessa fase.

 

Dra. Thatiane Mahet
 

Compartilhe:

Mais recentes