gestacao adocante

Uso de adoçantes durante a gestação

 

Adoçantes e a gestação
O uso de adoçantes durante a gestação

Assim que uma mulher descobre sua gravidez, muitas indagações vão passar por sua cabeça. Uma das principais é o que pode e não pode comer durante a gestação e o uso de adoçantes durante a gestação. Nos dias de hoje, a alimentação de quase todas as mulheres se faz com uso de adoçantes no seu dia-dia e vem a dúvida: posso consumir produtos lights, diets ou consumir adoçantes?

 
Atualmente, existem alguns tipos de adoçantes no mercado: a sacarina, o ciclamato, aspartame, sucralose, acessulfame-K, alitame, estévia, neohesperidina, o neonatme e a taumatina. Irei comentar sobre cada um dos adoçantes e qual você poderá usar com tranquilidade e qual será proibido?

 

SACARINA

Sacarina
Sacarina

 

A sacarina foi o primeiro adoçante artificial. Apesar de ser extensamente estudada, seu uso na gravidez ainda é uma dúvida. Já é comprovado que ela passa para o sangue do bebê através da placenta, sendo detectado no cordão do bebê ao nascimento, porém, não foi demostrado que causa algum problema ao bebê, se induz o parto prematuro ou quaisquer outras anormalidades. A maior parte das dúvidas giram em torno de seu poder carcinogênico (de gerar câncer) na população, podendo estar aumentando o risco no feto. A sacarina é excretada no leite materno, portanto, se existe dúvida o ideal é que não seja consumido nem durante a gestação e nem durante a amamentação, exceto se orientado por uma nutricionista ou obstetra.

 

CICLAMATO

Ciclamato e suas características
Ciclamato

 

Assim como a sacarina, o ciclamato cruza a placenta e 1/4 do que você consumiu chega ao seu bebê. Suspeita-se que o ciclamato possa causar efeitos deletérios na imunidade do bebê e possa haver problemas comportamentais. Por isso, é prudente não ser consumido durante a amamentação e a gravidez. Seu consumo durante a gestação e amamentação deverá ser avaliado por uma nutricionista ou pelo seu obstetra.

 

ASPARTAME

Aspartame e suas caracteristicas
Aspartame

 

O aspartame é o adoçante mais comum no nosso meio, inclusive é o que está presente na maioria dos refrigerantes. A ingestão de produtos que contenham aspartame durante a gestação e amamentação é considerada segura, não possuindo efeitos tóxicos para o bebê mesmo que tenha uma pequena elevação dele no leite, este efeito é muito pequeno.

 

SUCRALOSE

Sucralose e suas características
Sucralose

 

Assim como o aspartame, mesmo altas doses não foram demonstrados riscos para o bebê tanto na sua formação, quanto neurologicamente. Não foram feitas pesquisas sobre o seu uso durante a amamentação, porém, como não existem problemas na gestação também é liberado o consumo na amamentação.

 

ESTÉVIA

Estevia e suas características
Estévia

 

A estévia não é liberada durante a gravidez nos Estados Unidos, uma vez que os estudos não estão finalizados, porém, no Brasil ele é liberado por não apresentar efeitos adversos na gestação, assim como seu uso durante a amamentação.

 

O ideal é que você converse com o seu nutricionista ou obstetra sobre o consumo destes produtos durante a gestação. A maioria deles liberam o consumo com moderação, principalmente se você necessita controlar o seu ganho de peso e se apresenta diabetes. Baseado nas evidências atualmente disponíveis, deve-se dar preferência ao aspartame, sucralose, acessulfame-K e a estévia.

 

Dra. Thatiane Mahet
 

Compartilhe:

Mais recentes