
E o dente está nascendo, o que fazer?
Quando o bebê nasce, muitas coisas angustiam papais e mamães e a principal delas são os dentes. Desde que a criança completa 2 ou 3 meses e inicia a fase de que o bebê começa a babar. A cultura popular diz que tudo que angustia do bebê é o dente, porém, os mesmos vão ainda demorar um pouquinho para nascer, geralmente entre o 6º mês e um aninho de vida.
Quando as gengivas incham…
As gengivas iniciam o processo de inchaço por volta do segundo para o terceiro mês, o que leva a um aumento da baba. Nesta fase começa o descobrimento das mãos e o bebê passa o tempo todo com ela na boca. O que leva os pais pensarem que é incomodo pelo dente, o que não é verdade. O edema das gengivas leva apenas um aumento da baba e raramente geram desconforto no bebê.
Quais dentes vão nascer
Os primeiros dentes que irão nascer serão os dois da frente, parte de baixo. Claro que muitas crianças seguem parâmetros diferentes e os dentes nascem em ordens diferentes, porém, em cerca de 85% das crianças, eles serão os primeiros a nascer seguidos dos dois superiores.
O que os bebês sentem
Geralmente o bebê fica muito inquieto e irritado, pela dor que sentem. Desconforto mesmo. O sono pode piorar, proporcionando 2 a 3 noites ruins acordando mais do que o normal. Você notará que ele irá querer morder tudo e passa esfregar os objetos na boca. Algumas crianças ficam muito choronas e querem colo a todo momento. Pode haver diminuição do apetite associado.
Pode dar diarreia? E assadura?
Alguns pais associam bastante diarreia ao nascimento dos dentes. A associação entre os dois não é totalmente comprovada cientificamente. Por que? Porque como o bebê coloca muito a mão na boca, a diarreia pode ser por um vírus e não pela dentição. A verdade acredito que nunca será descoberta, mas podemos dizer que durante a dentição o bebê pode ter diarreia sendo associada ao dente ou provocado por vírus.
E a assadura? A assadura nem sempre está ligada a diarreia. O bebê pode ter assadura com fezes normais. A assadura parece ter mais relação com o dente do que a diarreia. Como a saliva muda durante a dentição, essa acidez provavelmente é passada para o intestino e parece causar uma acidez nas vezes que em contato com a pele fina do bebê, podendo gerar a assadura.
E o dente pode dar febre?
NÃO. Apesar do mito popular que o dente pode dar febre, raramente a febre está associado a dentição. A dentição como é um processo inflamatório, pode levar um aumento da temperatura corporal que as mães podem sentir através do leve toque das mãos no bebê, porém, em temperatura corporal não ultrapassa 37,5o C.
Febres acima destes valores podem demonstrar um início de virose e o médico deve ser consultado para uma avaliação global do bebê.
Dra. Thatiane Mahet