Icterícia Neonatal – Sintomas e Tratamentos

 

Ictericia neo natal sintomas e tratamentos
Icterícia neonatal

 

Todas as mães já escutaram de seus familiares que todo o bebê deve pegar sol nos primeiros dias de vida. E existe um motivo. Cerca de 60% dos bebês que nascem a termo e 80% dos prematuros ficarão amarelinhos nos primeiros dias de vida e, o banho de sol, é o principal tratamento para este sintoma.

 

Mas por que isso acontece? Todos nós temos uma substância em nosso corpo chamado bilirrubina. Ela é degradada no fígado e é eliminada nas fezes. A bilirrubina é um produto da quebra do sangue que não serve mais. Nos bebês recém-nascidos duas coisas vão acontecer, o primeiro sangue mais velho será degradado e as enzimas que degradam a bilirrubina ainda não estão funcionando 100%.

 

Esta bilirrubina irá se acumular na pele do bebê deixando-o com a coloração de partes do corpo amarelada. Geralmente os pais observam um olhinho amarelado ou até mesmo a pele do rosto.

 

Mães que apresentam grupo sanguíneo de seus bebês, bebês prematuros, bebês com infecções tem maior propensão a pele ficar mais amarelada.  Esta pele amarela, é chamada de icterícia fisiológica. 

 

Se você notou que seu filho está amarelinho, você deve procurar uma avaliação médica para que seja observado o nível de bilirrubina. Cabe ao pediatra avaliar a icterícia de acordo com a sua progressão pelo corpo – ela se inicia na face e termina nos pés.

 

O pediatra sabe que quando ela se restringe ao rosto e pescoço, está baixa, não havendo motivo de preocupação. Quando atinge o umbigo, o alerta é maior e o médico geralmente orienta os banhos de sol e uma posterior reavaliação. Se a coloração amarelada passar do umbigo, será necessário coletar sangue do bebê, para uma avaliação mais detalhada.

 

Para acompanhar o nível de icterícia no sangue, existe um gráfico que leva em conta os valores sanguíneos, o grupo sanguíneo da mãe e o do bebê, o fato da criança ser prematura ou não e o tempo de vida do bebê.

 

Quando os valores estão acima do esperado, o bebê é colocado em fototerapia sob raios solares artificiais potentes, que diminuem rapidamente os valores da bilirrubina. Valores muito acima da média podem ainda exigir uma troca parcial do sangue da criança.

 

Qual é o grande perigo deste acúmulo de bilirrubinas? Bilirrubina muito elevada gera uma doença chamada Kernicterus, quando a substância se aloja no cérebro, causa convulsões e alterações do comportamento. Apesar de raríssimas nos dias atuais, é o grande medo de todo o pediatra frente a uma ictericia. Daí a importância de todos estarem sempre fazendo o banho de sol e ter o acompanhamento médico quando observado.

 

Dra. Thatiane Mahet

 

Compartilhe:

Mais recentes