Pediatra Thatiane Mahet

O primeiro banho do bebê

 

O primeiro banho
O primeiro banho do bebê

 

O primeiro banho é um grande marco na vida da mãe. Quando chega da maternidade este passa ser um dos grandes desafios dos pais. Com muitos mitos, os medos de afogar e da água entrar no ouvido muitas vezes fazem com que você delegue este banho para uma vovó ou para uma babá mais experiente. Porém, mais cedo ou mais tarde chegará o momento que você terá que “colocar a mão na massa e fazer”.


O primeiro e importante passo é instalar a banheira numa superfície plana e rígida. Deve estar bem firme, para que não haja risco de virar ou escorregar com os eventuais movimentos que o bebê fizer. A segunda providência importantíssima: tudo o que você for usar para o banho do bebê deve estar à mão. Shampoo, sabonete, fralda, creme para assadura, toalha, roupa de troca, brinquedo, pente: tudo. Você não pode deixar o seu filho sozinho na banheira ou no trocador nem por um minuto sequer.


A temperatura da água é um cuidado a parte. Ela não pode ser nem quente, nem fria. O ideal é estar entre 35º e 37º C. Procure descobrir aos poucos quais são as preferências da criança em relação à temperatura do banho: diminua ou aumente-a um pouco até perceber que o bebê está tranquilo e feliz. Você poderá testar a temperatura com um termômetro próprio ou com a parte externa do seu braço, já que a pele desta região é mais sensível. A agua não precisa ser fervida ou filtrada, só se seu bebê tiver alguma intercorrência dermatológica.


Mantenha a cabeça dele sempre apoiada sobre o seu braço. Aos poucos, verá que ela pende menos para o lado – a criança consegue erguê-la sozinha – , mas mesmo assim você deve mantê-la sustentada para evitar acidentes. Existe atualmente redes ou suportes que ajudarão a segurar o seu filho e deixando-o mais seguro.


Comece o banho pela cabeça. Você pode nem tirar toda a roupa. Deixe de fralda (para não acontecer nenhum “acidente”) e lave-a apenas o rosto e o cabelo. Até o terceiro mês de vida, o ideal é não usar shampoo e sim o mesmo sabonete da cabeça aos pés. E prepare-se para reclamações: ele pode se agitar e até mesmo chorar e gritar. É a parte do banho que eles menos gostam.

Depois de lavar o rosto e cabeça, retire a fralda e coloque o bebê imerso na água e lave-o cuidadosamente. Prepare-se, surpresinhas podem acontecer como ele fazer xixi na água ou até mesmo evacuar. Se isso acontecer infelizmente você terá que trocar toda a água e recomeçar o banho.


Com um mês ou quando a cabeça dele estiver mais firme, você poderá usar o chuveiro. Ele é mais higiênico por conta da água ser corrente e não se misturar com o sabonete durante o banho. Mas tome muito cuidado: durante o banho de chuveiro, o risco de queda enquanto ensaboa a criança é maior.


Dra. Thatiane Mahet

 

Compartilhe:

Mais recentes