amamentacao

Amamentação x Tatuagens

O mundo mudou. E com isso período de puerpério também. Hoje as mulheres voltam a sua rotina cada dia mais rapidamente e as gestantes voltam a sua rotina mais rapidamente e com isso os procedimentos estéticos durante a amamentação passam a ser uma realidade, e um dos mais comuns são as tatuagens.

 

Não há informações disponíveis sobre a segurança das tatuagens durante a amamentação.

 

Preocupações teóricas estão relacionadas à excreção de pigmentos das tintas no leite materno. Especialistas e sociedades internacionais não recomendam a realização de tatuagens durante a amamentação.

 

Porém, quando essas mesmas sociedades classificam o risco de alterações ou problemas para o bebê quando as mães se tatuam como BAIXO RISCO. Ou seja, recomendam que não realizam porém se realizar o risco é muito baixo de ter alguma complicação para a mãe e bebê.

 

A tatuagem deve atender a todos os padrões de segurança e saneamento conhecidos, a fim de evitar a transmissão de infecções por hepatite B, hepatite C e HIV.

 

Alumínio, Cádmio (amarelo), Carvão (preto), Cinábrio (vermelho), Cobalto (azul), Cromo (verde), Ferro (marrom), Magnésio (violeta), Mercúrio (vermelho), Titânio (branco), Zinco (branco) ), plásticos e formaldeído são alguns produtos usados ​​como corantes e pigmentos para tatuagem. Embora corantes e pigmentos usados ​​para tatuagem possam representar um risco de toxicidade, são mantidos sob a pele, o que os impede de entrar na corrente sanguínea. Esta é a razão pela qual uma tatuagem antiga ou uma nova feita durante a amamentação não é contra-indicada, desde que sejam seguidos os melhores padrões de segurança e saneamento para garantir a prevenção da transmissão de doenças infecciosas.

As tatuagens no mamilo devem ser evitadas, pois isso representa um risco de deglutição de corantes que podem ser tóxicos.

 

Ocultar uma tatuagem com maquiagem ou encobrimento é compatível com a amamentação. A remoção por raio laser pode desagregar os pigmentos da tatuagem que entram no sangue e na linfa e são excretados no leite materno, motivo para esperar prudentemente, dependendo do corante a ser removido, até que a amamentação termine.

 

Assim, se quiser muito fazer uma tatuagem escolha um bom profissional e siga todos os critérios de segurança.

 

Para saber mais sobre amamentação, acesse: https://lp.ograndecursodobebe.com.br/amamentacao/

 

Dra. Thatiane Mahet

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Mais recentes