Banners Blog Gastro Clinica bebê png

Importância da Lactose para o bebê

Vocês sabem o que é lactose?

 

Lactose é o açúcar do leite. E se você pensa que açúcar é ruim, engana-se. Sem ele, nosso cérebro não funciona, nossas células não crescem e nosso corpo não se desenvolve. Claro, que existem açucares bons e outros ruins, assim como existem as gorduras e proteínas. E hoje, a lactose é considerado o principal açucares para o nosso cérebro e o que tem menos efeitos colaterais no nosso corpo.

 

Assim, a lactose é uma das principais formas de energia e nutrição do nosso cérebro nos primeiros anos de vida. Assim, dietas restritivas de lactose não devem ser estimuladas nestes primeiros anos de vida, a não ser que existam condições clínicas que justifiquem uma restrição. E mesmo assim, elas devem ser transitórias e assim que a criança tiver uma melhora, as restrições devem ser repensadas.

 

E se vocês pensam que para por ai, existem vários estudos atuais que mostram benefícios da lactose na microbiota (bactérias) intestinal saudável, e auxiliam na absorção do cálcio, fundamental na construção de ossos saudáveis.

 

E quando pensar em intolerância? A intolerância à lactose refere-se, principalmente, à uma síndrome que provoca diversos sintomas após o consumo de alimentos que contêm essa substância, como dor e distensão abdominal, flatulência e diarreia. Trata-se de uma das formas mais comuns de intolerância alimentar, que ocorre diante da redução da atividade da lactase na borda em escova da mucosa do intestino delgado. A intolerância à lactose pode apresentar-se em graus variados, conforme a gravidade dos sintomas e RARAMENTE ocorre em bebês.

 

Para saber mais sobre amamentação, acesse: Para saber mais sobre amamentação, acesse: https://lp.ograndecursodobebe.com.br/amamentacao/

 

Dra Thatiane Mahet

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Mais recentes