reflexo do recem nascido

Os reflexos do recém-nascido – Conheça todos!

 

Os reflexos do recém-nascido
O recém-nascido possui muitos tipos de reflexos

 

Os reflexos do recém-nascido são reações involuntárias em resposta a um estímulo externo e consistem nas primeiras formas de movimento humano. Eles são os principais movimentos de um bebê no primeiro mês de vida e apontam a maturidade do sistema nervoso do bebê. Nos primeiros meses de vida, a presença, a intensidade e o eventual desaparecimento desses reflexos indicam que existe alguma anormalidade no desenvolvimento fetal. Alguns desses reflexos, como o de sucção, preensão palmar e plantar – quando um adulto coloca um dedo na palma da mão ou na planta do pé do bebê e ele aperta imediatamente e com força – e o da marcha, serão substituídos por atividades voluntárias com o tempo; outros, como o de Moro, simplesmente desaparecerão.

 

REFLEXO DE MORO – é o mais presente no recém-nascido. É uma resposta instintiva, sempre que ele se sentir desequilibrado e em perigo. Um barulho alto ou um movimento brusco faz o bebê esticar os braços e as pernas, estender o pescoço e chorar. Em seguida, ele junta os braços, como em um abraço, e flexiona as pernas. É observável até o segundo ou terceiro mês. Está associado à capacidade de alerta e permite observar a tonicidade muscular e assimetria da resposta. Desaparece totalmente em torno dos 4-6 meses. O reflexo eventualmente atrapalho o inicio do sono do bebê e por isso muitos pais enrolam o bebê para evitar este reflexo.

 

REFLEXO DE BUSCA – no momento da amamentação, o bico do seio toca a boca do bebê. Ele vira a cabeça em direção ao seio para poder sugar. Esse reflexo vai diminuindo a partir do quarto mês, quando a criança começa a levar a própria mão à boca.
 
REFLEXO DE SUCÇÃO – desenvolvido no útero após a 35ª semana de gestação, está presente no nascimento e começa a se tornar voluntário por volta dos 4 meses. É uma continuidade do reflexo de busca. Depois que a mãe introduziu o bico do seio na boca do bebê, há um desencadeamento dos movimentos rítmicos de sucção. Todo bebê que nasce no tempo certo tem esse reflexo, e sua ausência indica prematuridade ou grave defeito em seu desenvolvimento.
 
REFLEXO DE PREENSÃO PALMAR – qualquer bebê conta com um forte reflexo de preensão. O recém-nascido fecha as mãos e os dedos quando sente algum toque. O reflexo é tão forte que seu filho, muitas vezes, é capaz de puxar cabelos ou arrancar um par de óculos. Essa resposta envolve uma sequência bem determinada dos dedos. Inicia-se com o dedo médio, seguido do anelar, do mínimo, do indicador e finalmente do polegar. Geralmente desaparece aos 6 meses.
 
REFLEXO DE PREENSÃO PLANTAR – é semelhante ao da mão. Ao pressionar o pé da criança, ela fecha os dedos. Demora um pouquinho mais para desaparecer, podendo permanecer até nove meses, até o bebê começar a engatinhar.
 
REFLEXO DA MARCHA – quando a criança é suportada em pé e mantém contato com uma superfície plana pode esboçar movimentos alternados dos membros inferiores, semelhantes a uma caminhada. O reflexo é visível a partir da segunda semana de vida e normalmente desaparece no segundo mês, mas pode continuar a se manifestar, se houver estimulação.

 

REFLEXO DE PROPULSÃO OU REPTAÇÃO – consiste no deslocamento para frente, quando o bebê é colocado de bruços e tem apoio no dorso dos pés. Ou seja, o recém-nascido tem o reflexo de rastejar quando estimulado. Desaparece em três meses.

 

REFLEXO TÔNICO CERVICAL ASSIMÉTRICO – com o bebê deitado, a mãe gira a cabeça do bebê para a direita ou para a esquerda e ele tende a estender o braço do mesmo lado que a cabeça e a dobrar o outro braço. Também chamado reflexo do esgrimista, costuma desaparecer durante o terceiro mês. Às vezes, o bebê adota essa posição espontaneamente.

 
Dra. Thatiane Mahet
 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Mais recentes