sindrome mao pe boca

Síndrome Mão-pé-boca: saiba tudo sobre ela.

mao-pe-boca
A síndrome mão-pé-boca é mais comum do que se imagina

 
Síndrome mão-pé-boca
 
Nos últimos dias estamos vivendo um aumento muito grande do número de casos da síndrome mão-pé-boca. Por mais incrível que pareça, é mais comum do que você imagina. Ela acontece durante todo o ano, porém, em algumas épocas do ano ela aumenta drasticamente sua incidência. E estamos vivendo um destes momentos.
 
Mais o que é isso ? É Grave ? E se acontecer com meu filho ?
 
Calma. Apesar de assustar esta será mais uma virose que seu filho pode pegar. O vírus coksackie é o que mais causa este tipo de doença mas pode ser causado por qualquer enterovirose. E como próprio nome diz, vai afetar mão, pé e boca.
 
O quadro se inicia geralmente com uma febre muitas vezes bem alta, com falta de apetite e mal estar, entre o segundo e o terceiro dia, aparece pequenas manchas vermelhas ao redor da boca e infelizmente dentro da boca também e, após isso, aparecem pintas e muitas vezes micro bolhas em mão e pé, assim como pode apresentar manchas pelo corpo também principalmente em região de dobras e fralda.
 
Estas pintas demoram uns 5 dias para sair e a febre costuma ir embora entre o terceiro e quinto dia de doença. Nem sempre o quadro é completo, algumas vezes pode existir só as pintas sem febre, ou só na mão … É uma doença altamente transmissível, pelo ar, pela saliva e pelas bolhas na mão e pé. Ou seja, todo cuidado é pouco. Assim que suspeitado a criança deve permanecer longe de suas atividades coletivas – natação, creche, escola – por um período de no mínimo, 1 semana e deve ser avisada para fazer uma higienização de todos os ambientes que aquela criança frequenta.
 
O mais importante é que raramente complica e não precisa de nenhum exame para diagnóstico. A grande maioria das vezes, de olhar o médico já dá o diagnóstico e o unico cuidado que os pais devem ter é repouso, isolamento e muito líquido, porque comer será beemmm difícil.

 

Dra. Thatiane Mahet

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Mais recentes