rinite alergica

A rinite alérgica é uma das principais doenças alérgicas

Rinite alérgica
A rinite alérgica é uma das principais doenças alérgicas

 
A rinite alérgica é uma das principais doenças alérgicas e o número de crianças e adultos com o quadro vêm aumentando bastante nas últimas décadas.
 
Como a maioria das doenças alérgicas, não existe apenas uma causa para o quadro e, sim, uma união de vários fatores que levam ao aparecimento da doença.
 
Dos fatores principais incluem a genética (pai e mãe alérgicos) e fatores ambientais (poeira, pêlos de cães e gatos, fumaça de cigarro, entre outros).
 
Os principais sintomas da rinite são coceira no nariz, entupimento nasal e coriza transparente, coceira na garganta, roucos noturnos e babas no travesseiro. Associado a rinite podemos ter sintomas de alergia nos olhos (conjuntivite alérgica) e sintomas de falta de ar (asma brônquica). Os sintomas de rinite se assemelham bastante com os de um simples resfriado, e algumas vezes são bastantes confundidos.
 
Para diferencia-los só o tempo de evolução e a observação pelo pediatra que o acompanha.
 
E tem algum exame para se ter certeza?
 
Não. É um diagnóstico muito mais de observação do que de exames. Mas quando suspeitado, o alergologista ou pediatra pode solicitar alguns exames que quando positivos podem comprovar o diagnóstico. Esses exames podem ser através de teste cutâneo (pequenas picadas no braço para observar reação a poeira, cão, gato, entre outros, ou marcadores para estas mesmas alergias no sangue.
 
O tratamento?
 
Alergia não tem cura e sim, controle. Então serão usados anti-alérgicos, remédios nasais com corticoide (para maiores de 2 anos) e muitas vezes, as famosas vacinas.

 

Dra. Thatiane Mahet
 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Mais recentes